Data de fabrico do pneu: como a encontrar e para que serve?

Provavelmente nunca pensou na idade dos seus pneus porque não os tem armazenados na sua garagem, têm-nos a circular. E como eles rolam com alguma frequência, não costumam aguentar tantos anos. Mas se tem um pneu a mais para uma emergência que, felizmente, nunca aconteceu, convém saber até que ponto pode confiar nele. Será a data de fabrico do pneu um indicador importante?

Talvez até tenha ouvido a expressão “prazo de validade” aplicada a pneus. Talvez até já tenha andado às voltas à procura da tal data de validade. Mas não a encontrou e a razão é simples: tecnicamente isso não existe. As borrachas são cada vez mais evoluídas e resistentes, pelo que o tempo não é, nem de perto nem de longe, um fator tão influente como o uso. Mas ok, nada dura para sempre e a verdade é que a maioria dos fabricantes recomenda que substitua o pneu quando tiverem passado dez anos sobre a data de produção, ainda que lhe pareça em perfeito estado de conservação.

Encontrar a data de fabrico no flanco do pneu


Na lateral (ou flanco), encontra as letras DOT. Em frente, tem um conjunto de códigos.
  • Os primeiros dois caracteres indicam o fabricante
  • Os segundos dois o código dimensional do próprio fabricante
  • O segundo conjunto de quatro caracteres é um código opcional também do fabricante
  • O último conjunto, de quatro algarismos, representa a semana do ano e o ano de produção
código DOT no pneu e data de produção
Ou seja, este pneu foi fabricado na 14ª semana do ano de 2015.
Se quiser saber como ler todas as inscrições num pneu, clique aqui para ver o nosso artigo.

Então um pneu com um ano é melhor que um pneu com três?

Não necessariamente. Se está a escolher um pneu, não o faça pelo ano. Como dissemos anteriormente, se ele tiver sido bem armazenado, a borracha mantém-se impecável, é indiferente que tenha um ou três anos.

Tudo bem que os pneumáticos não saem diretamente da fábrica para o seu carro ou moto. Estamos a falar de períodos de transporte e armazenamento em que, se não forem corretamente acondicionados, os pneus perdem qualidade. No entanto, se está com uma oficina de confiança, não se deve preocupar. Se os pneus foram guardados em espaços sem exposição solar, com temperatura controlada e com uma limpeza adequada, a qualidade não foi minimamente comprometida. A recomendação dos fabricantes é apenas uma questão de precaução.

Tenha atenção sobretudo ao estado do pneu. Se tiver dúvidas, venha ter connosco.

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