Montar os pneus novos à frente ou atrás?

Este tema gera sempre alguma confusão. Há quem diga que depende do tipo de tração da viatura, há quem diga que todas obedecem à mesma regra. Mas quando o assunto é segurança, interessam-nos os factos e a ciência.

Os pneus não se desgastam do mesmo modo no eixo dianteiro e no eixo traseiro. É por isso que é muito raro trocar os quatro pneus em conjunto, Seria até um desperdício de dinheiro trocar 4 pneus, quando um dos pares se encontra em ótimas condições, certo?

Pneus da frente desgastam-se mais rapidamente


Por norma, os pneus do eixo dianteiro sofrem um desgaste superior, mesmo que o automóvel não seja de tração à frente, como a maior parte dos carros hoje em dia. Isto acontece não só por causa da força de tração na dianteira, mas também por causa da distribuição de peso no automóvel (não nos esqueçamos que o motor e os componentes de transmissão estão na frente), da carga de travagem e da força direcional. Daí que os pneus da frente se desgastem mais rapidamente, independentemente de a viatura ser de tração traseira, dianteira ou 4x4. Exceção, claro, para quem faz drifting…

Se os pneumáticos à frente se desgastam mais rapidamente, até parece ter lógica colocar o par novo no eixo dianteiro, não parece? Só que não é bem assim.

Pneus novos atrás e segurança


Os testes mostram que é muito mais fácil controlar a frente que a traseira do veículo. Imaginemos então um cenário em que os pneus novos foram colocados na frente e os mais gastos atrás. Um pneu mais gasto terá menos capacidade de aderência. Se os pneus novos foram colocados na frente, numa estrada com piso escorregadio - depois de uma chuvada, por exemplo -, numa curva e/ou a travar, a traseira da viatura vai perder aderência primeiro. As ranhuras no pneu têm como principal função criar canais para desviar a água e assim aumentar a aderência ao piso e evitar a aquaplanagem. O condutor não vai conseguir controlar a retaguarda e estabilizar o carro nas curvas, sendo que fazer um pião se torna muito provável…

Agora já sabe, o certo é montar os pneus novos no eixo traseiro. Para maior aderência ao piso e maior segurança nas curvas e nas travagens.

Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui